segunda-feira, 22 de março de 2010

Moção de orientação política

Moção de orientação política
“Um PS para Todos”

Luís Filipe de Araújo
Candidatura à Comissão Política Concelhia
do Partido Socialista de Gondomar
Março 2010


Intervenção política e cidadania. “Os partidos políticos concorrem para a organização e para a expressão da vontade popular”. Assim se encontram desenhados na Constituição da República Portuguesa. É hoje um lugar-comum a crítica fácil às organizações partidárias, tema recorrente nas conversas de café, alvo preferido do descontentamento de todos. Contudo, os partidos políticos desempenham um papel incontornável na democracia, constituindo o modo preferencial de exercício activo da cidadania, o meio através do qual o cidadão deve intervir nos assuntos públicos.
Este é um assunto a ser tratado não apenas a nível nacional. É nas estruturas partidárias locais que principia a promoção do exercício da cidadania, resultando decisivo promover uma maior proximidade com a população e com os seus anseios. O Partido Socialista de Gondomar tem de ser capaz de promover este exercício, chamando à vida política aqueles militantes que se encontrem desligados da vida partidária. Todos fazemos falta.
Por outro lado, devemos estimular as novas adesões ao partido, designadamente junto das gerações mais jovens de gondomarenses. Com eles o futuro estará do nosso lado.

Os valores socialistas. Os valores da solidariedade, da igualdade, e do espírito reformista são valores de sempre. Os tempos difíceis em que vivemos reclamam justamente a elevação dos valores do socialismo democrático na resposta aos problemas sociais que temos. Não podemos deixar de ser solidários, nem nos devemos deixar abater pela crítica fácil.

Aspiração eleitoral de vitória. Os resultados das últimas eleições autárquicas demonstraram, em Gondomar, uma clara inversão na tendência de voto que anuncia uma mudança de ciclo político. O Partido Socialista de Gondomar tem de aspirar a vencer as próximas eleições autárquicas, com o objectivo sério e real de assumir a governação do concelho.
Esse deve ser o principal desígnio do Partido Socialista de Gondomar. Para isso é necessário saber merecer a confiança dos Gondomarenses, promovendo as circunstâncias que permitam ao PS apresentar-se nas eleições autárquicas de 2013 com uma proposta alternativa vibrante e credível.

Criação de plataformas de contacto com a sociedade civil. Assumimos já o papel fulcral que pensamos para os partidos políticos, mas também é certo que a intervenção pública não se esgota nos partidos. Por isso entendemos essencial o chamamento daqueles que, fora da lógica partidária, estão aptos para encontrar as melhores soluções de governação. Nesta medida, o Partido Socialista de Gondomar deve chamar da sociedade civil aqueles que se mostrarem disponíveis para abraçar as suas causas e para ajudar na construção de um projecto de desenvolvimento para o concelho.
Propõe-se a criação de grupos de trabalho temáticos, com especialistas de várias áreas de intervenção, com vista à ponderação das melhores propostas para Gondomar.
Devemos ser capazes de recolher os contributos do movimento associativo e de ouvirmos os seus anseios, reconhecendo-lhe um papel cada vez mais forte na vida da comunidade.

Carência de espaços públicos de utilização colectiva. A inexistência de espaços sociais também se reflecte no actual panorama de urbanização sem cidade, que, por sua vez, influencia e promove a passividade e o enfraquecimento da participação do indivíduo na administração da coisa pública, bem como o florescimento de um individualismo crescente e a promoção anonimato. Este é o panorama em Gondomar.
A inexistência da esfera social deprime a vida comunitária, por isso que devemos promover a dimensão comunitária do indivíduo.

Jovens com futuro. Gondomar é um concelho que tem uma população jovem, facto que se revela com mais acuidade nas freguesias urbanas. A esta realidade alia-se um outro facto que se relaciona com a migração populacional para as proximidades de grandes centros, como é a cidade do Porto, atraindo o concelho de Gondomar, nem sempre pelos melhores motivos, parte relevante deste movimento migratório que gira em torno do chamado Grande Porto.
Esta é uma realidade que tem de ser pensada ao nível das respostas que podemos apresentar para estes jovens, de quem dependerá o futuro de Gondomar.

Apoiar os Autarcas Socialistas. O Partido Socialista é hoje o partido com maior representatividade ao nível do concelho de Gondomar. Nas últimas eleições autárquicas logrou eleger 4 Vereadores, 11 Deputados Municipais, e 6 Presidentes de Junta de Freguesia.
A Comissão Política Concelhia deve estar sempre disponível no apoio aos autarcas socialistas, colaborando na sua actuação e melhorando as ligações entre as diversas estruturas políticas do concelho.

Dinamização das Secções de Residência. As secções de residência merecem ser dinamizadas, promovendo-se a realização de actividades em conjunto com a Comissão Política Concelhia, assim aproximando os militantes da vida política.
As Secções de Residências são a base de influência do Partido Socialista, devendo ser potenciado o seu papel na comunidade local, na promoção de uma actividade contínua, séria e credível.

Sentido de identidade. Durante os últimos anos, os Gondomarenses foram perdendo a sua identidade enquanto cidadãos pertencentes a uma comunidade. Afinal o que nos distingue enquanto gondomarenses? Onde é que as nossas diferenças são valorizadas? É difícil encontrarmos as respostas. Os motivos para isso são muitos: a nível cultural, verifica-se a desvalorização da história, costumes e memórias do concelho; a nível urbanístico, faltam as praças, locais de encontro, nem por isso se promovendo o património que temos; por outro lado, a economia vem revelando o enfraquecimento das actividades tradicionais do concelho.
Julgamos muito importante o rejuvenescimento do sentido de identidade das gentes de Gondomar. A não ser assim, continuaremos a ter um território sem alma, cinzento, triste e deprimido.

Aposta ambiental. Gondomar tem condições naturais excepcionais para explorar e promover os valores ambientais. A nova urbanidade dos centros comerciais pode e deve ser compensada num concelho como Gondomar que beneficia de uma mancha florestal considerável.
Os parques urbanos, as ciclovias, a revitalização das zonas ribeirinhas, os parques infantis e os equipamentos desportivos são propostas que o Partido Socialista deve continuar a abraçar e promover.

Novas tecnologias. A Internet e os novos instrumentos que lhe estão associados têm de ser aproveitados pelo Partido Socialista em Gondomar, na medida em que representam hoje um meio importante de intervenção política. A comunicação tem actualmente a Internet e as redes sociais como meio preferencial de difusão, ao que não devemos ficar alheios.

Um PS para Todos. O Partido Socialista é um partido de todos os militantes e para todos os militantes. O êxito vitorioso da nossa missão encontra-se dependente de um compromisso que a todos deve responsabilizar, que é o de nos comprometermos séria e convictamente, na promoção do bem comum. Por isso que este projecto, o nosso projecto, apenas vingará com o empenho de todos.

O sucesso depende de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário